quinta-feira, 5 de março de 2009

Religião se discute, sim. E a sala de aula é o melhor lugar para isso

Ensino Médio

1º ao 3º ano

Objetivos: Analisar de maneira crítica o discurso dos grupos religiosos dentro da sociedade.

Religião se discute, sim. E a sala de aula é o melhor lugar para isso
Revele aos estudantes como certos projetos de salvação enxergam o mundo com os olhos de emergentes sociais...

Objetivos

Analisar de maneira crítica o discurso dos grupos religiosos dentro da sociedadeIntrodução Deus não decepciona, ser rico é bom - mas será que a vida eterna, no Paraíso, é como uma longa temporada numa ilha de famosos, cheia de peruas cobertas de jóias? A reportagem "Grana, Glamour e Gospel" aborda a postura e algumas propostas da Igreja Renascer em Cristo e de sua mais conhecida porta-voz, a bispa Sonia Hernandez. Examine com os alunos esse projeto bem-sucedido de marketing religioso, que se adapta como uma luva à visão de mundo dos chamados emergentes sociais.Atividades Após a leitura do texto de VEJA, peça que seus alunos discutam os seguintes aspectos: - Na opinião da turma, qual é a origem social da maioria dos adeptos da Renascer em Cristo? Eles são "empresários ansiosos por alavancar seus contracheques" ou pessoas humildes que dirigem à bispa "dezenas de cartas com pedidos de emprego"? - A igreja Renascer em Cristo é associada ao "novo pentecostalismo". O que significa pentecostalismo? Ele é exclusivo das igrejas evangélicas ou pode ser usado para setores da Igreja Católica como a Renovação Carismática? É possível aproximar, em termos de sucesso junto ao público e a mídia, a bispa Sônia Hernandes e o padre Marcelo Rossi, da Renovação Carismática? - Que imagem a bispa transmite aos fiéis? A do sucesso baseado na proteção espiritual? Explique à turma que a igreja Renascer em Cristo (e todas as igrejas evangélicas) tem raízes na Reforma Protestante, lançada por Martinho Lutero no século 16. Segundo a ética protestante, a prosperidade era um indício do favor divino. Mas só quem levasse uma vida austera poderia ser considerado um verdadeiro cristão. Isso mudou? Como vivem os pastores e bispos evangélicos do Brasil e de outros países? Uma crença religiosa não se limita a prometer a salvação. Ela também expressa a visão de como devem ser organizadas a sociedade e as relações entre as pessoas. Qual é a filosofia implícita nas concepções da Renascer em Cristo?
A igreja tem algum projeto de combate ao desemprego, além das orações? A exibição de bens materiais, e em especial de jóias, é típica de que segmento da sociedade brasileira? (Lembre à turma que, não por acaso, a bispa Sônia Hernandez tem o apelido de "perua de Deus"). Guerra Santa, de Gilberto Gil, critica os que prometem a salvação "desde que você pague primeiro" e os "salvadores profissionais" que investem contra seus "concorrentes".

Apresente a letra da canção aos estudantes (se possível, ouça-a também) e discuta se a crítica pode ser estendida a todas as igrejas estabelecidas. A comercialização da fé, que Gil chama de peixes e/ou limões, e a venda de ilusões mediante o pagamento de dízimos são práticas legítimas?


Guerra Santa - Gilberto Gil


Ele diz que tem, que tem como abrir o portão do céu / Ele promete a salvação / Ele chuta a imagem da santa, fica louco-pinel / Mas não rasga dinheiro, não / Ele diz que faz, que faz tudo isso em nome de Deus / Como um Papa da Inquisição / Nem se lembra do horror da Noite de São Bartolomeu / Não, não lembra de nada não / Não lembra de nada, é louco / Mas não rasga dinheiro / Promete a mansão no paraíso / Contanto que você pague primeiro / Que você primeiro pague o dinheiro / Dê sua doação, e entre no céu / Levado pelo bom ladrão / Ele pensa que faz do amor sua profissão de fé / Só que faz da fé profissão / Aliás, em matéria de vender paz, amor e axé / Ele não está sozinho não / Eu até compreendo os salvadores profissionais / Sua feira de ilusões / Só que o bom barraqueiro que quer vender seu peixe em paz / Deixa o outro vender limões / Um vende limões, o outro / Vende o peixe que quer / O nome de Deus pode ser Oxalá / Jeová, Tupã, Jesus, Maomé / Maomé, Jesus, Tupã, Jeová / Oxalá e tantos mais / Sons diferentes, sim, para sonhos iguais.

Veja também:

DISCOGRAFIAQuanta, Gilberto Gil, Warner Music