sábado, 14 de fevereiro de 2009

PLANO DE AULA 2009 ENSINO FUNDAMENTAL CIIC


PLANO ESCOLAR - 2009
ENSINO FUNDAMENTAL
- Séries Iniciais
DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS
PLANO ESCOLAR –PLANO DE CURSO – ENSINO FUNDAMENTALDISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS -

LÍNGUA PORTUGUESA -4ª SÉRIE

Unidade I

Leitura:

•Utilização de diferentes estratégias para leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

B - Compreensão de textos:•Análise, estabelecimento de relações, dedução e sintetizes de aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação de papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos.•Texto: Narrativa com intenção de propagandaEntrevista

C - Produção de Texto•Prática continuada de produção de textos com integração em outras áreas•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.•Enfoque da unidade: Texto Narrativo e Entrevista

D - Gramática:- Reflexão sobre a contribuição destes elementos nas práticas de produção•Preposição•Pontuação•Divisão silábica/ ditongo/ hiato•Encontro consonantal/ dígrafo.Ortografia* Letras S, SS, Ç, Z

Unidade II

A - Leitura:•Estabelecimento de relações entre textos lidos•Vivenciar diferentes estratégias de leitura

•Roda da leitura

B - Compreensão de texto:

•Texto: "Propaganda" (recursos para seduzir o consumidor)

C - Produção de Texto:

•Prática continuada de produção de textos com significado social•Planejamento da escrita, revisão e escrita•Enfoque da unidade: Texto Narrativo (recurso para criar suspense, retardar a ação e preparar um clímax) e Propaganda.

D - Gramática- Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos.•Pontuação•Substantivo: gênero, número.•Locução AdjetivaOrtografia* Letras L/UE/I

Unidade III

A Linguagem Oral:

•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, instruções, relatos, poemas, canções, contadores de história, etc...•Enfoque da unidade:

ENTREVISTA

•Texto:

"História de Assombração"( para criar suspense, um clima de medo...)•Texto: Conto (características do gênero)

B - Gramática- Reflexão sobre a contribuição destes elementos nas práticas de produção•Pronome•Verbo•Concordância: nominal e verbal Ortografia Letras Lha x Lia

Unidade IV

A - Leitura:Continuação do trabalho literário, tendo contato com diferentes textos... Argumentações críticas e reflexivas.Poesia Biografia

B - Compreensão de TextoTexto: PoesiasRecursos: como intensificar emoções; jogos de efeito produzidos por determinadas estruturas lingüísticas.

C - Produção de TextoEscolha de gênero conforme finalidade da produçãoEnfoque: Poesia/ Texto Narrativo/ Biografia

D - Gramática- Advérbio- Locução AdverbialOrtografiaRetomada e fechamento das descobertas ortográficas

LÍNGUA PORTUGUESA

3ª SÉRIE PLANO ESCOLAR

–PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTALDISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS -

LÍNGUA PORTUGUESA

3ª SÉRIE

Unidade I

A

Língua Oral•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos, poemas, canções, críticas e comentários sobre livros lidos...

B-Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos: leitura de histórias em quadrinhos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação de papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos- Texto: História em quadrinhos- Recurso: Imagens e palavras se completando para formar um todo.Detalhes com a função de traduzir emoções e ações

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.•Enfoque da unidade: quadrinhos e texto narrativoE - Gramática•Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos.•Reflexão sobre a contribuição destes elementos nas práticas de produçãoFonética/Ortografia•Letra X

Morfologia•Palavras variáveis e invariáveis

Unidade II

A - Língua Oral

•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos, poemas, canções, críticas e comentários sobre livros lidos...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação de papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos- Texto: PoemaRecurso: efeitos especiais diferentes formas de construir versos- Texto: narrativa•Importância do detalhe para a beleza do texto

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.- Enfoque da unidade: adjetivação de texto narrativo com descrição de emoções e construção do clímax

E - Gramática•Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos.•Reflexão sobre a contribuição destes elementos nas práticas de produçãoFonética/Ortografia•Letra X e Z

Morfologia

•Substantivo: conceito e flexão•Classificação em substantivo próprio e comum•adjetivo e locução adjetiva: conceito e flexão•Pontuação•Paragrafação

Unidade III

A - Língua Oral

•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos para desenvolver a capacidade de argumentar e criticar livros lidos

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos- Recurso: Ciranda de livros literários

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação de papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.- Enfoque da unidade: adjetivação de texto narrativo com descrição de emoções e construção de clímax

E - Gramática

•Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos - Recurso: inferência e dedução a partir das informações de um texto - descrição de objetos.

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.- Enfoque da unidade: texto narrativo/descriçãoE - Gramática•Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos.•Reflexão sobre a contribuição destes elementos nas práticas de produçãoFonética/Ortografia•Letra ZMorfologia•Classificação dos substantivos em simples, coletivo e composto.•Acentuação

Unidade IV

A - Língua Oral

•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos, poemas, canções, etc...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação de papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos- Texto: jornalístico- Recurso:•Perceber a intertextualidade para a compreensão de textos•Ampliação do uso da pontuação em textos não-literários, mas especificamente em reportagens.•Características das reportagens e dos jornais- Texto: instrucional- Recurso:•Objetivos e função da leitura do texto•precisão e impressão de informações em um texto

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Escolha de gênero conforme finalidade da produção•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.- Enfoque da unidade: texto narrativo/reportagem

E - Gramática•Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos.•Reflexão sobre a contribuição destes elementos nas práticas de produçãoFonética/Ortografia•Letra SMorfologia•Pronome•Artigo•Verbo

Unidade V

A - Língua Oral•Usos e formas da língua oral em diferentes para desenvolver a capacidade de argumentar e entrevistar pessoas.

B - Leitura•Reflexão sobre a contribuição destes elementos nas práticas de produçãoFonética/Ortografia•Letra ZMorfologia•Pontuação•Paragrafação•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação do papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos- Texto: jornalístico- Recurso:•Identificar lide, manchete e tipo de linguagem usada.•Formas de utilizar o espaço na elaboração de jornais

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Escolha de gênero conforme finalidade da produção•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.- Enfoque da unidade: reportagemE - Gramática•Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos.•Reflexão sobre a contribuição destes elementos nas práticas de produçãoFonética/Ortografia•Letra S

Morfologia

•Verbos
LÍNGUA PORTUGUESA -

2ª SÉRIE PLANO ESCOLAR PLANO DE CURSO

– ENSINO FUNDAMENTAL DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

-LÍNGUA PORTUGUESA -

2ª SÉRIE

Unidade I

A -

Língua Oral•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, poemas, relatos,canções, etc...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos.•Estabelecimento de relações entre textos lidos.

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese de aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•identificação de papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos- Texto: “Sistema Solar"- Recurso: Discussão sobre os aspectos relacionados ao texto informativo/científico e instrucional.

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.•Enfoque da unidade: texto narrativo e texto informativo

E - Gramática•Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos.•Reflexão sobre a contribuição desses elementos nas práticas de produçãoFonética/Ortografia•Letras M/N

Morfologia

•O significado do espaço na escrita•Paragrafação e pontuação

Unidade II

A - Língua Oral

•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos, poemas, canções, etc...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos.

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação de papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos.

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significação social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.•Enfoque da unidade: texto narrativo e texto informativo

E - Gramática•Análise voltada para a descrição por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos•Reflexão sobre a contribuição desses elementos nas práticas de produçãoFonética/ OrtografiaLetras G/J

Morfologia

•Pontuação

•Paragrafação

Unidade III

A - Língua Oral•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, debates, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, instruções, poemas, canções, etc...•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

B- Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura, antecipação, inferência e verificação•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

C- Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese de aspectos relacionados ao uso da língua e aosdiferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação do papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos

D- Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita•Enfoque da unidade: texto narrativo

E - Gramática•Análise voltada para a descrição, por meio de categorizações e sistematizações dos elementoslingüísticos•Reflexão sobre a contribuição desses elementos nas práticas de produçãoFonética/

Ortografia•Letras C/G/Q

Morfologia

•Pontuação

•Paragrafação

Unidade IV

A - Língua Oral

•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos, poemas, canções, etc...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura, antecipação, inferência e verificação•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese de aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação do papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos- Texto: "Jornal"- Recurso: Análise da estrutura do jornalInformação da primeira páginaOrganização em cadernos

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.•Enfoque da unidade: texto narrativo/texto jornalístico

E - Gramática•Análise voltada para a descrição por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos•Reflexão sobre a contribuição desses elementos nas práticas de produçãoFonética/Ortografia•Letras L/O/U

Morfologia

•Pontuação

•Paragrafação

Unidade V

A - Língua Oral•Usos e formas da língua oral em diferentes contextos como: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos, poemas, canções, etc...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura, antecipação, inferência e verificação.•Oferecimento de diversidade de textos para serem lidos•Estabelecimento de relações entre textos lidos

C - Compreensão de Textos•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese de aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia em vários tipos de texto.•Identificação de papel complementar de elementos não lingüísticos no caso de alguns textos

- Texto: MÚSICAS

- Recurso: características do texto música/verso jogo de palavras usando a tonicidade das palavras

D - Produção•Prática continuada de produção de textos com significado social (e em integração com outras áreas)•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.•Enfoque da unidade: texto narrativo/texto jornalístico

E - Gramática•Análise voltada para a descrição por meio de categorizações e sistematizações dos elementos lingüísticos•Reflexão sobre a contribuição desses elementos nas práticas de produçãoFonética/

Ortografia•Letra E/I

Morfologia (revisão): - Tonicidade - Pontuação - Paragrafação

LÍNGUA PORTUGUESA

- 1ª SÉRIEPLANO ESCOLAR

-PLANO DE CURSO

– ENSINO FUNDAMENTAL DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

-LÍNGUA PORTUGUESA

- 1ª SÉRIE

Unidade I

A

- Língua OralUsos e formas da língua oral em diferentes contextos: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos poemas, canções, contos, etc...

B - LeituraUtilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Diversidade de textos para serem lidos.•Estabelecimento de relações entre textos lidos.

C - Compreensão de textos•Reflexão sobre o texto tipo literário.•Reflexão sobre o tipo de linguagem usada para escrever.•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia.* Textos Literários: Contos de Fadas, Fábulas e Poesias.

D - Produção de Textos•Prática continuada de produção de texto com significado social e em integração com outras áreas.•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.* Reescritas e produções coletivas de Contos de Fadas e Fábulas.

E - GramáticaReflexão sobre a contribuição dos elementos lingüísticos na prática de produção de texto.Morfologia:Ordem AlfabéticaVogais e ConsoantesLetras Maiúsculas e Minúsculas

Unidade IIA - Língua OralUsos e formas da língua oral em diferentes contextos: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos poemas, canções, contos, etc...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Diversidade de textos para serem lidos.•Estabelecimento de relações entre textos lidos.

C - Compreensão de textos•Reflexão sobre o texto tipo literário.•Reflexão sobre o tipo de linguagem usada para escrever.•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia.

D - Produção de Textos•Prática continuada de produção de texto com significado social e em integração com outras áreas.•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.* Reescritas e produções narrativas.

E - GramáticaReflexão sobre a contribuição dos elementos lingüísticos na prática de produção de texto.Morfologia: Letra Cursiva, Sílaba, Palavra e Significação do Espaço.

III

A - Língua Oral

Usos e formas da língua oral em diferentes contextos: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos poemas, canções, contos, etc...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Diversidade de textos para serem lidos.•Estabelecimento de relações entre textos lidos.


C - Compreensão de textos•Reflexão sobre a classificação dos textos quanto ao tipo: literário e não literário.•Reflexão sobre o tipo de linguagem usada para escrever.•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia.* Textos não literários:•Informativo•Jornalístico

D - Produção de Textos•Prática continuada de produção de texto com significado social e em integração com outras áreas.•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.* Reescritas e produções narrativas.E - Gramática e Pontuação ExpressivaReflexão sobre a contribuição dos elementos lingüísticos na prática de produção de texto.*

Morfologia: Pontuação ExpressivaOrtografia: Reflexão sobre a letra RReflexão sobre a letra L

Unidade IV

A - Língua OralUsos e formas da língua oral em diferentes contextos: seminários, palestras, explicações científicas, argumentações, entrevistas, debates, instruções, relatos poemas, canções, contos, etc...

B - Leitura•Utilização de diferentes estratégias para a leitura: seleção, antecipação, inferência e verificação.•Diversidade de textos para serem lidos.•Estabelecimento de relações entre textos lidos.

C - Compreensão de textos•Reflexão sobre a classificação dos textos quanto ao tipo: literário e não literário.•Reflexão sobre o tipo de linguagem usada para escrever.•Análise, estabelecimento de relações, dedução e síntese dos aspectos relacionados ao uso da língua e aos diferentes recursos que ela propicia.Texto Literário

D - Produção de Textos•Prática continuada de produção de texto com significado social e em integração com outras áreas.•Planejamento da escrita, revisão e reescrita.* Produções de narrativas.

E - Gramática e Pontuação ExpressivaReflexão sobre a contribuição dos elementos lingüísticos na prática de produção de texto.

* Morfologia: Pontuação Expressiva

* Ortografia: Reflexão sobre a letra H.

Separação de sílaba no final da linha।

CONTEÚDOSMATEMÁTICA

4ª SÉRIEPLANO एस्कोला

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

MATEMÁTICA

4ª SÉरी

Unidade

Número:•ampliação do conceito de números racionais na forma decimal e fracionária.Sistema de Numeração:•Ampliação das regras do sistema de numeração naturais: leitura, escrita, comparação, ordenação de qualquer ordem e grandeza.•Ampliação das regras do sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação, ordenação de qualquer ordem e grandeza racionais - decimais e fracionários.•Regularidades do sistema de numeração racional: compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal e fracionária.Operação:•Análise, interpretação, formulação e resolução de situações – problemas compreendendo os diferentes significados das operações com números naturais e racionais.•Cálculo de adição e subtração de números por estratégias pessoais.•Ampliação do repertório básico das operações para desenvolvimento do cálculo mental, cálculo escrito, aproximações e estimativas.•Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados.Geometria PlanaEspaço e Forma:•Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.•Representação de figuras geométricas.Medidas:•Utilização de sistema monetário brasileiro em situações – problemas.

Unidade II

Número:•Ampliação do conceito de número natural.•Conceito de número racional: decimal / fracionário.•Comparação, ordenação de números racionais na forma decimal/fracionário.Sistema de Numeração:•Regularidades do sistema de numeração racional: compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.•Identificação e produção de frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.•Exploração dos diferentes significados das frações em situações – problemas: parte – todo, quociente, razão.•Relação entre representação decimal e fracionária de um mesmo número racional.Operação:•Análise, interpretação, formulação e resolução de situações – problemas compreendendo os diferentes significados das operações com números naturais e racionais.•Ampliação do repertório básico das operações para desenvolvimento do cálculo mental, cálculo escrito, aproximações e estimativas.•Cálculo de adição e subtração dos números racionais na forma decimal por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais de adição e subtração.•Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados.Geometria PlanaEspaço e Forma:•Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre corpos redondos, como esfera, o cone , o cilindro e outros.•Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre poliedros (como os prismas, as pirâmides e outros ) e identificação como faces, vértices e arestas.Medidas:•Reconhecimento dos sistemas de medida que são decimais e conversões usuais, utilizando-as nas regras desse sistema (medidas de comprimento).•Reconhecimento e utilização das medidas de tempo e realização de conversões simples.

Unidade III

Número:•Reconhecimento dos gráficos e tabelas como forma de organizar dados.•Interpretação dos dados representados através de tabelas e diferentes tipos de gráficos.•Comparação de diferentes tipos de gráficos: barra, linha e setor.

UNIDADE IV

Número:•Ampliação do conceito de número natural.•Conceito de número racional: decimal / fracionário.•Comparação, ordenação de números racionais na forma decimal / fracionário.Sistema de Numeração:•Regularidades do sistema de numeração racional: compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.•Identificação e produção de frações equivalentes, pela observação de representações gráficas e de regularidades nas escritas numéricas.•Exploração dos diferentes significados das frações em situações - problemas: parte - todo, quociente, razão.•Relação entre representação decimal e fracionária de um mesmo número racional.Operação:•Análise, interpretação, formulação e resolução de situações - problemas compreendendo os diferentes significados das operações com números naturais e racionais.•Ampliação do repertório básico das operações para desenvolvimento do cálculo mental, cálculo escrito, aproximações e estimativas.•Cálculo de adição e subtração dos números racionais na forma decimal por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais de adição e subtração.•Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados.Geometria Plana:Espaço e Forma•Identificação de figuras poligonais e circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais.•Identificação de semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos, etc.Medidas:•Reconhecimento dos sistemas de medidas que são decimais e conversões usuais, utilizando-as nas regras desse sistema.•Utilização de procedimentos e instrumentos de medida, em função do problema e da precisão do resultado.

UNIDADE V

Número:•Reconhecimento do uso da porcentagem no contexto diário.•Ampliação do conceito de número natural.•Conceito de número racional: decimal / fracionário.•Comparação, ordenação de números racionais na forma decimal /fracionário.Sistema de Numeração:•Regularidades do sistema de numeração racional: compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.•Exploração dos diferentes significados das frações em situações - problemas: parte - todo, quociente, razão.•Relação entre representação decimal e fracionária de um mesmo número racional.Operação:•Análise, interpretação, formulação r resolução de situações - problemas compreendendo os diferentes significados das operações com números naturais e racionais.•Técnica operatória da multiplicação e divisão por 2 ou mais algarismo.•Cálculo de adição e subtração dos números racionais na forma decimal por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais de adição e subtração.•Cálculo simples de porcentagem.•Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados.Geometria Plana:Espaço e Forma•Identificação de figurar poligonais e circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais.•Identificação de semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, ângulos, simetria, etc.Medidas:•Cálculo de perímetro e de área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.•Comparação de perímetros e áreas de duas figuras sem o uso de fórmulas.

Unidade VI

Geometria Plana:Espaço e Forma•Observação das vistas: frente, lado, de cima através de sólidos geométricos e objetos.•Orientação e localização por meio da leitura de um mapa.•Compreensão do uso de escala na ampliação ou redução de figuras.•Construção de planta baixa, através de observação de um determinado local


CONTEÚDOS MATEMÁTICA

3ª SÉRIE

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

MATEMÁTICA

3ª SÉरी

Unidade इ

Número:•Ampliação do conceito de número.Sistema de Numeração Decimal:•Regras do sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação ordenação de qualquer ordem e grandeza.Operações:•Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problemas compreendendo os diferentes significados das operações com números naturais.•Técnica operatória da multiplicação e divisão por 1 algarismo.•Ampliação do repertório básico das operações para desenvolvimento do cálculo escrito e aproximações e estimativas.•Desenvolvimento do cálculo escrito e aproximações e estimativas.Medidas:•Comparação de grandezas de mesma natureza, com escolha de uma unidade de medida da mesma espécie do atributo a ser mensurado.•Identificação de grandezas mensuráveis no contexto diário: comprimento, massa, capacidade e superfície.

Unidade II

Número:•Ampliação do conceito de número natural.Sistema de Numeração Decimal:•Regras do sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação ordenação de qualquer ordem e grandeza.Operações:•Análise, interpretação, formulação e resolução de situações/problemas compreendendo os diferentes significados das operações com números naturais.•Ampliação do repertório básico das operações para desenvolvimento do cálculo mental, cálculo escrito, aproximações e estimativas.•Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados.Medidas:•Reconhecimento e utilização de unidades usuais de medida como: metro, centímetro, quilômetro, grama, miligrama, quilograma, litro, mililitro, etc.

Unidade III

Geometria:•Descrição, interpretação e representação de uma pessoa ou objeto no espaço de diferentes pontos de vista.•Descrição e construção de itinerários.•Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre corpos redondos como (esfera, cone e cilindro) e planos (cubo, paralelepípedo, pirâmide e prisma).•Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza.•Construção de uma maquete integrando com as áreas de História, Geografia e Artes.

Unidade IV

Número:•Regras do sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação, ordenação de qualquer ordem e grandeza.•Regularidades do sistema de numeração racional : compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.•Conceito de número racional: decimais.•Comparação, ordenação de números racionais na forma decimal.•Conceito de número racional: fração.•Leitura, escrita, comparação e ordenação de representações fracionárias de uso freqüente.Sistema de Numeração Decimal:•Regras do sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação, ordenação de qualquer ordem ou grandeza.•Regularidades do sistema de numeração decimal: compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.•Relação entre números racionais na forma decimal e fracionária: os números decimais admitem diferentes representações fracionárias.Operações:•Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problemas compreendendo os diferentes significados das operações com números naturais e racionais.•Técnica operatória da divisão americana e divisão por 1 algarismo.•Ampliação do repertório básico das operações para desenvolvimento do cálculo mental, cálculo escrito e aproximações e estimativas.•Cálculo de adição e subtração dos números racionais na forma decimal por meio de estratégias pessoais.•Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados.Medidas:•Utilização do sistema monetário em situações problemas.•Aplicação das unidades de medidas: tempo, massa, capacidade e comprimento.

Unidade V

Número:•Regras do Sistema de Numeração Decimal: leitura, escrita, comparação, ordenação de qualquer ordem ou grandeza.•Regularidades do Sistema de Numeração Racional: compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.•Conceito de número racional; decimais.•Comparação, ordenação de números racionais na forma decimal.•Conceito de número racional: fração.•Leitura, escrita, comparação e ordenação de representações fracionárias de uso freqüente.Sistema de Numeração Decimal:•Regras do Sistema de Numeração Decimal: leitura, escrita, comparação, ordenação de qualquer ordem ou grandeza.•Regularidades do Sistema de Numeração Decimal: compreensão, leitura e representação dos números racionais na forma decimal.•Relação entre números racionais na forma decimal e fracionária: os números decimais admitem diferentes representações fracionárias.Operações:•Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problemas compreendendo os diferentes significados das operações com números naturais e racionais.•Técnica operatória da multiplicação e divisão por 2 algarismos.•Ampliação do repertório básico das operações para desenvolvimento do cálculo mental, cálculo escrito, aproximações e estimativas.•Cálculo de adição e subtração dos números racionais na forma decimal por meio de estratégias pessoais.•Desenvolvimento de estratégias de verificação e controle de resultados.Medidas:•Reconhecimento do sistema de medidas que são decimais e conversões usuais utilizando-as nas regras desse sistema.•Perímetro - cálculo de perímetro em malhas quadriculadas e comparação de perímetro de 2 figuras.

Unidade VI

Geometria:•Identificação da Simetria - figuras planas।•Ampliação e redução de figuras planas pelo uso de malhas.•Composição e decomposição de figuras planas e identificação de que qualquer polígono pode ser construído a partir de figuras planas.•Utilização de malhas ou redes na construção e representação de formas geométricas (simetria).

CONTEÚDOS MATEMÁTICA

2ª SÉरी

PLANO एस्कोलर

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

MATEMÁTICA

2ª SÉRIE

Unidade I

Número:•Quantificação: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.•Comparação e ordenação de coleções pela quantidade de elementos.•Ordenação de grandezas pelo aspecto da medida.•Observação de critérios que definem uma classificação dos números•Observação de critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais um, mais dois, dobro, metade).•Contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.Numeração:•Regularidades do sistema de numeração decimal - números naturais (valor posicional e base).•Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de diferentes grandezas.•Identificação de regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.Operações:•Análise, interpretação, resolução e formulação de situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações, em especial da adição e da subtração.•Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =) na escrita das operações.•Construção dos fatos básicos das operações a partir de situações-problema, para a constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.•Utilização da decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado.•Cálculos de adição e subtração, multiplicação e divisão, por meio de estratégias pessoais.•Utilização de estimativas para avaliar a adequação de um resultado.Geometria:Espaço e Forma•Localização de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição.•Movimentação de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de direção e sentido.•Descrição da localização e movimentação de pessoas ou objetos no espaço, usando sua própria terminologia.Medidas:Medidas de comprimento e massa:•Comparação de grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos – fita métrica e balança.•Identificação de elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição.Tratamento da Informação:•Leitura, coleta e interpretação de informações contidas em imagens.•Interpretação de tabelas simples e de dupla entrada, listas, gráficos de barras para comunicar a informação obtida.•Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

Unidade II

Número:

•Quantificação: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos।•Comparação e ordenação de coleções pela quantidade de elementos.•Ordenação de grandezas pelo aspecto da medida.•Observação de critérios que definem uma classificação dos números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais um, mais dois, dobro, metade).•Contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.Numeração:•Regularidades do sistema de numeração decimal - números naturais (valor posicional e base).•Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de diferentes grandezas•Identificação de regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.Operações:•Análise, interpretação, resolução e formulação de situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações, em especial da adição e da subtração.•Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =) na escrita das operações.•Construção dos fatos básicos das operações a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.•Utilização da decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado.•Cálculos de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e técnica convencional•Cálculos de subtração, multiplicação e divisão, por meio de estratégias pessoais e técnica convencional.•Utilização de estimativas para avaliar a adequação de um resultado.Geometria:Espaço e Forma•Localização de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição.•Movimentação de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de direção e sentido.•Descrição da localização e movimentação de pessoas ou objetos no espaço usando sua própria terminologia.•Dimensionamento de espaços, percebendo relações de tamanho e forma.•Interpretação e representação de posição e de movimentação no espaço a partir da análise de itinerários.Medidas:•Medidas de capacidade: comparação de grandezas da mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos - recipientes de um litro.•Identificação de elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição.•Identificação e relação das unidades de tempo – dia, mês, semana, bimestre, se mestre, ano – utilização de calendários.Tratamento da Informação:•Leitura, coleta e interpretação de informações contidas em imagens.•Interpretação de tabelas simples e de dupla entrada, listas, gráficos de barras para comunicar a informação obtida.•Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

Unidade III

Número:

Quantificação: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.•Comparação e ordenação de coleções pela quantidade de elementos.•Ordenação de grandezas pelo aspecto da medida.•Observação de critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais 1, mais 2, dobro, metade).•Contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.Numeração:•Regularidades do sistema de numeração decimal - números naturais (valor posicional e base).•Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de diferentes grandezas.•Identificação de regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.Operações:•Análise, interpretação, resolução e formulação de situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações, em especial da adição e da subtração.•Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =) na escrita das operações.•Construção dos fatos básicos das operações a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.•Utilização da decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado.•Cálculos de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais.•Utilização de estimativas para avaliar a adequação de um resultado.Geometria:Espaço e Forma•Localização de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição.•Movimentação de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de direção e sentido.•Descrição da localização e movimentação de pessoas ou objetos no espaço usando sua própria terminologia.•Dimensionamento de espaços, percebendo relações de tamanho e forma.•Interpretação e representação de posição e de movimentação no espaço a partir da análise de itinerários.Tratamento da Informação:•Leitura, coleta e interpretação de informações contidas em imagens.•Interpretação de tabelas simples e de dupla entrada, listas, gráficos de barras para comunicar a informação obtida.•Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.Medidas:•Reconhecimento de cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.•Utilização do sistema monetário brasileiro em situações problemas.

Unidade IV

Número:

Quantificação: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.•Comparação e ordenação de coleções pela quantidade de elementos.•Ordenação de grandezas pelo aspecto da medida.•Observação de critérios que definem uma classificação de números (maior que, menor que, estar entre) e de regras usadas em seriações (mais 1, mais 2, dobro, metade).•Contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.Numeração:•Regularidades do sistema de numeração decimal - números naturais (valor posicional e base).•Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de diferentes grandezas.•Identificação de regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.Operações:•Análise, interpretação, resolução e formulação de situações-problema, compreendendo alguns dos significados das operações, em especial da adição e da subtração.•Utilização de sinais convencionais (+, -, x, :, =) na escrita das operações.•Construção dos fatos básicos das operações a partir de situações-problema, para constituição de um repertório a ser utilizado no cálculo.•Utilização da decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado.•Cálculos de adição e subtração por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais.•Cálculos de multiplicação e divisão, por meio de estratégias pessoais.•Utilização de estimativas para avaliar a adequação de um resultado.Geometria:Espaço e Forma•Interpretação e representação de posição e de movimentação no espaço a partir da análise de itinerários.•Interpretação e representação de posição e de movimentação no espaço a partir da análise de maquetes, esboços, croquis e itinerários.Tratamento da Informação:•Leitura, coleta e interpretação de informações contidas em imagens.•Interpretação de tabelas simples e de dupla entrada, listas, gráficos de barras para comunicar a informação obtida.•Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.Medidas:•Reconhecimento de cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores.•Utilização do sistema monetário brasileiro em situações problemas.

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

MATEMÁTICA

1ª SÉRIE

Unidade I

Número:

Quantificação: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.•Comparação de números.•Ordenação de Números.•Produção e Interpretação de Escritas Numéricas.Numeração:•Identificação de regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.•Leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão do sistema de numeração decimal (valor, posicional e base).Operações:•Análise, interpretação e resolução de problemas, compreendendo alguns dos significados das operações aditivas e subtrativas.•Construção de fatos básicos das operações pela identificação de regularidades.•Utilização dos sinais convencionais + e - na escrita das operações.•Utilização de decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos pessoais.•Cálculos de adição, subtração por meio de estratégias pessoais.Medidas:•Diferentes formas de medir.Geometria:Espaço e forma•Dimensionamento de espaços, percebendo relações de tamanho e forma.Tratamento da informação•Leitura e interpretação de informações.•Coleta e organização de informações.•Registros Pessoais.

Unidade II

Número:•Quantificação: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.•Comparação de números.•Ordenação de números.•Produção e interpretação de escritas numéricas.Numeração:•Identificação de regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.•Leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão do sistema de numeração decimal (valor posicional e base).Operações:•Análise, interpretação e resolução de problemas, compreendendo alguns dos significado das operações aditivas e subtrativas.•Construção de fatos básicos das operações pela identificação de regularidades.•Utilização dos sinais convencionais + e - na escrita das operações.•Utilização de decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos pessoais.•Cálculos de adição, subtração por meio de estratégias pessoais.Medidas:•Identificação de elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem esta medição.Geometria:Espaço e Forma•Localização de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição.•Movimentação de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de direção e sentido.•Descrição da localização de pessoas ou objetos no espaço, usando sua própria terminologia.Tratamento da informação•Leitura e interpretação de informações.•Coleta e organização de informações.•Registros Pessoais.

Unidade ईई

Número:•Quantificação: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.•Comparação de números.•Ordenação de números.•Produção e Interpretação de escritas numéricas.Numeração:•Identificação de regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.•Leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão do sistema de numeração decimal (valor, posicional e base).Operações:•Análise, interpretação e resolução de problemas, compreendendo alguns dos significado das operações aditivas e subtrativas.•Construção de fatos básicos das operações pela identificação de regularidades.•Utilização dos sinais convencionais + - na escrita das operações.•Utilização de decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos pessoais.•Cálculos de adição, subtração por meio de estratégias pessoais.Medidas:Identificação de unidades de tempo: hora, dia, semana, semestre, ano calendário.Geometria:Espaço e Forma•Interpretação e representação de posição e de movimentação no espaço a partir de análise de maquetes, esboços, croquis e itinerários.Tratamento da informação•Leitura e interpretação de informações.•Coleta e organização de informações.•Registros Pessoais.

Unidade IV

Número:•Quantificação: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos.•Comparação de números.•Ordenação de números.•Produção e interpretação de escritas numéricas.Numeração:•Identificação de regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos freqüentes.•Leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão do sistema de numeração decimal (valor, posicional e base).Operações:•Análise, interpretação, e resolução de problemas, compreendendo alguns dos significados das operações aditivas, subtrativas, multiplicativas e divisavas.•Construção de fatos básicos das operações pela identificação de regularidades.•Utilização dos sinais convencionais + - na escrita das operações.•Utilização de decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos pessoais.•Cálculos de adição, subtração e multiplicação por meio de estratégias pessoais.Medidas:Medida monetária.Geometria:Espaço e Forma.•Interpretação e representação de posição e de movimentação no espaço a partir da análise de maquetes, esboços, croquis e itinerários.Tratamento da informação•Leitura e interpretação de informações.•Coleta e organização de informações.•Registros Pessoais.

CIÊNCIAS

4ª SÉRIE PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

CIÊNCIAS

4ª SÉरी

Unidade I

TERRA E UNIVERSO/TECNOLOGIA E SOCIEDADE•Importância da Astronomia.•Terra Planeta Azul.•Recursos tecnológicos.•O começo da vida.•Sinais da evolução.

Unidade II

Dinâmica Ambiental / TECNOLOGIAEcologia/ Diversidade dos Equipamentos•Solo: Textura, Umidade, Permeabilidade, Classificação.•Cobertura Vegetal, Matéria Orgânica,•Mistura, Fertilidade, Erosão, Decomposição.

Unidade III

CORPO HUMANO E SUA RELAÇÃO COM O SISTEMASER HUMANO E SAÚDE/TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Hábitos de Alimentação•Crescimento Corpo Saudável•Higiene Pessoal•Aquisição de doenças, Contágios, Vermes e Microorganismos.•Defesa Natural•Vacinas

Unidade इव

O CORPO HUMANOSER HUMANO E SAÚDE

Ossos.•Músculos.•Sistema digestivo.•Sistema respiratório - processo de obtenção de energia.•Sistema circulatório.•Sangue (suas partes e importância).•Sistema excretor.•Sistema nervoso - funções vitais.•Controle hormonal (transformações no corpo).•Aparelho reprodutor masculino.•Aparelho reprodutor feminino.•Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).•Sexualidade•Afeto, Responsabilidade, Auto-estima.

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

CIÊNCIAS

3ª SÉRIE

Unidade I

AMBIENTE

Diversidade da vida

ANIMAIS:

Classificação dos seres vivos - O que é classificar.•Animais vertebrados e invertebrados•Peixes cartilaginosos - Peixes ósseos.•Anfíbios, répteis, aves e mamíferos.•Artrópodes.•Os insetos e a sua importância.•Outros animais: lula, minhoca, caramujo, anêmona e polvo.

Unidade II

AMBIENTE

Diversidade da vidaPLANTAS:•Plantas verdes, Fotossíntese.•Variedades: algas, musgos, samambaias, avencas, pinheiros e ciprestes.•Como os pinheiros produzem sementes?•Plantas com flores e frutos.•Polinização.

Unidade III

AMBIENTE / TECNOLOGIA

Diversidade da vida

BOLORES E COGUMELOS


Como os fungos se alimentam.•Importância dos fungos para o होमेम

Unidade Didáटिका IVDinâmica Ambiental /

TECNOLOGIAEcologia•Relação entre os seres vivos: produtores, consumidores e decompositores.•Competição, parasitismo, predatismo, mutualismo e sociedade.•Os recursos naturais e Poluição•Ciclo da Água na Natureza•Água no Planeta e suas transformações.•Mudanças ambientais provocadas pelo homem.•O Brasil e seus problemas ambientais.

Unidade V

AMBIENTE

RECICLAGEM

O que é reciclar?•Por que reciclar?•Tipos de materiais que podem ser reciclados - papel, vidro e plástico.•Trabalho dos catadores de “lixo" reciclável.•Conscientização da comunidade escolar através de campanha interna.•Saneamento Básico

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

CIÊNCIAS

2ª SÉरी

Unidade I

AMBIENTES

Florestas e Rios•Identificação dos componentes do ambiente e suas relações.•Animais: Características hábitos, Alimentação, Locomoção.•Relacionamento do homem com o ambiente.•Comparação, observação e transformação de diferentes ambientes.

Unidade II

VEGETAIS

Vida, função e cultivo dos vegetais.•Transformação dos vegetais.•Utilização dos vegetais pelo homem.

Unidade III

ALIMENTAÇÃO

Hábitos de alimentação.•Produtos consumidos: técnicas para sua obtenção, conservação e transformação dos alimentos.•Cuidando da alimentação.

Unidade Iv

RECURSOS TECNOLÓGICOS

Transformação da natureza para a utilização de recursos naturais: materiais em objetos.•Investigação de produtos consumidos e suas diversas técnicas de obtenção e transformação.•Utilização dos recursos naturais pelos seres vivos.

CIÊNCIAS

1ª SÉRIE

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

CIÊNCIAS

1ª SÉरी

Unidade I

AMBIENTE

• Seres Vivos, Água, Ar, Solo, Luz e Calor.

Unidade II

Seres Vivos - Animais•Ciclo de Vida.Nascimento,Crescimento e desenvolvimentoReprodução,Morte

Unidade III

Seres Vivos - Plantas•Ciclo de Vida.Nascimento,Crescimento,Reprodução,Morte

Unidade IV

Recursos Naturais

Utilização e transformação da NaturezaRecursos tecnológicos: De que são feitos os objetos.•Transformações dos recursos materiais pelo ser humano e suas implicações sociais e ecológicas, com ênfase para o metal e o papel.

Unidade V

Higiene e SaúdeHigiene PessoalAlimentaçãoPrevenção de doença

HISTÓRIA/GEOGRAFIA

4ª SÉरी

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS HISTÓRIA/GEOGRAFIA

4ª SÉRIE

Unidade I

Ser Brasileiro•Ser e sentir-se brasileiro: uma questão de cidadania.•Que Brasil é esse que temos hoje? ; a questão da diversidade de paisagens, problemas, povos, culturas, destaques pessoais, esportivos, intelectuais entre outros.•Cidadania X democracia.•Direito à cidadania: os direitos humanos e constituição.•Conquista da cidadania: as manifestações coletivas e individuais. ( no presente e no passado)•Ética e poder no mundo da política.•A mídia influenciando na opinião popular.

Unidade II

Organização Histórica e Temporal

Reflexão sobre conflitos e guerras na época do descobrimento com a atualidade.Identidade nacional•Explicação e reflexão sobre o conceito de identidade.•Elementos formadores da identidade brasileira: língua, costumes, vestimenta, paixão pelo futebol, carnaval, samba...•Estudo da identidade de um grupo social: os negros escravos no século XIX.

Unidade III

Estudo ComparativoVivências HumanasIntegração dos territórios

A língua, os usos, os costumes e as tradições, entre outros, como elementos semelhantes na América Latina.•O Brasil na América Latina•O Brasil e o Mercosul•Semelhanças e diferenças do povo latino-americano.•Problemáticas comuns na América Latina.•Trabalho, Tecnologia, Cultura, Política no passado e presente.•Conservação do Meio Ambiente – Qualidade de Vida – respeito e tolerância – tempo e Espaço.Unidade VÉtica e Política•A construção das leis, dos direitos e dos deveres.•O poder político e os cidadãos brasileiros•O estado e os cidadãos•Eleição

HISTÓRIA/GEOGRAFIA -

3ª SÉRIE PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOSHISTÓRIA/GEOGRAFIA

3ª SÉRIE

Unidade इ

O Município e sua história

Deslocamentos Populacionais•Organização e lutas de grupos sociais e étnicos•Aprisionamento de índios e escravidão dos mesmos•Colonização e rota de mercadores (bandeirantes e tropeiros)।

Unidade II

Os contornos da cidade

As diferentes representações planas da cidade: guias de rua, mapas de estradas, mapas do município, plantas de bairros, redes hidrográficas, etc ...•A história das representações cartográficas: a relação entre a forma de registrar e a forma de conceber o mundo.•Análise dos contornos da cidade em função da urbanização.•Função social das representações cartográficas: conhecendo e trabalhando com plantas, mapas e maquetes.

Unidade III

CIDADE:

Efeitos da urbanização

Cenário rural x cenário urbano•Transformações ocorridas com base nos aspectos econômicos e sociais - agricultura, mão-de-obra, transporte, fatores naturais. (barões, mão-de-obra, escravos, imigrantes).•Aspectos negativos e positivos da urbanização.•Interdependência – transporte – cidade e campo - Diferentes Meios de Transporte

UNIDADE IV

Nossa memória

Levantamento de personalidades homenageadas com o nome de logradouros (ruas, praças, avenidas, estradas, vias de acesso, marginais, viadutos...).•Seleção e escolha das personalidades pelos alunos.•Elaboração de material biográfico a partir da coleta de informações.•Elaboração e produção de material valendo-se da documentação cartográfica, fotográfica, escrita e oral (depoimentos).

Unidade V

Índios e Portugueses:

O Início do povoamento•O imaginário sobre os índios.•Conceitos de etnocentrismo, cultura ocidental, civilização x barbárie - diferentes modo de vestir, de trabalhar, de cultura, moradia, religião - confronto com os portugueses na época do descobrimento e com o homem hoje.•Transformação da cultura indígena com o passar do tempo: o índio que vive isolado, o índio da reserva e o índio próximo às cidades.•Diversidades dos agrupamentos indígenas: o modo de viver, de se pintar, de se organizar e de suas crenças como fatores de critérios para os agrupamentos.•Conflitos e influências entre índios e portugueses na época do descobrimento e entre índios e os homens na atualidade.

Unidade VI

AS PAISAGENS URBANAS E RURAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇÕES.

Paisagens Urbanas e Rurais de diferentes regiões.•Caracterização e comparação

HISTÓRIA/GEOGRAFIA

2ª SÉRIE

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO फुन्दमेंतल

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOSHISTÓRIA/GEOGRAFIA

2ª SÉरी

Unidade I

Observação e descrição paisagem local.

Características da Sociedade

PROFISSÕES

Profissões características de determinadas regiões brasileiras (seringueiros, garimpeiros, madeireiros e canavieiros).•A interferência do trabalho humano na paisagem natural (leitura de imagens e mapas).•Localização geográfica dos seringais, dos canaviais e das reservas de garimpos.•Leitura inicial: de Mapas, Atlas e Globos.

Unidade II

AS PROFISSÕES NO TEMPO

Do artesanato (séc. XIX) a fábrica (séc. XX) permanências e mudanças nas profissões e instrumentos de trabalho (rendeira, lavadeira, costureira e oleiro).•O tempo dos artesãos e o tempo das indústrias.•Localização geográfica das profissões em determinadas regiões (rendeiras e lavadeiras - região nordeste, oleiro e costureira - região sudeste).

Unidade III

FORMAS DIFERENCIADAS DE TRABALHO.

O trabalho infantil hoje; acompanhamento X exploração.•Direito da Criança.•Idoso

valorização X preconceito

Unidade IV

Comunidade IndígenaGrupo da Região, Vida Social,Econômica, Cultural,Político, Religioso, Artístico.

HISTÓRIA/GEOGRAFIA

1ª SÉRIE

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOSHISTÓRIA/GEOGRAFIA

1ª SÉRIE

Unidade I

A criança e seu grupo

Caracterização das crianças de um mesmo grupo social.•Semelhanças e diferenças entre crianças de um mesmo grupo social.•Permanências e transformações entre crianças de hoje e crianças do passado.•Semelhanças e diferenças entre crianças de diferentes lugares.•Paisagens entorno das crianças.•Conservação e transformação da natureza.•Alfabetização cartográfica: Representação do mapa do corpo.

Unidade II

Diferentes famílias e diferentes histórias.•Histórias de famílias hoje: composição, costumes e tradições.•Apropriação e transformação da natureza pelas famílias.•Semelhanças e diferenças entre famílias de diferentes lugares.•Alfabetização cartográfica: Leitura inicial de mapas políticos, Atlas e globo terrestre.

Unidade III

As famílias do mundo contemporâneo

Italiana, portuguesa, espanholas, japonesa e indígena.•Localização geográfica dos locais de ocupação das famílias. (Globo Terrestre e Mapa Mundi)

Unidade IV

A escola

A escola e seu papel na comunidade.•A escola atual e do passado.•Diferentes escolas: públicas, particulares, rurais, noturnas, supletivas...•Os direitos das crianças.•A paisagem onde as escolas estão inseridas.•Alfabetização cartográfica: localização e representação cartográfica da escola: trabalho com plantas baixas.

EDUCAÇÃO FÍSICA

3ª SÉRIE e 4ª Séरी

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO FÍSICA

3ª SÉRIE e 4ª SÉरी

Unidade I

Desenvolvimento da Atividade Física e Saúde.

Desenvolvimento das qualidades físicas básicas (agilidade, velocidade, força, flexibilidade etc.).•Jogos recreativos e adaptados.•Rolamentos para frente e para trás no plano. Observação aos detalhes técnicos.

Unidade II

Desenvolvimento do domínio de fundamentos relacionados a jogos।

Atividades individuais ou em grupos, com regras dos jogos desportivos.•Jogos recreativos e adaptados.Atividades de percepção de seu corpo (medidas).

Atividade Física e Saúde.•Montagem de ficha com dados biométricos (peso e altura)•Utilização destes dados em atividades de classe e comparação no decorrer do ano.

Unidade III

HABILIDADES CORPORAIS

Desafios mais Complexos•Pular cordas, Saltar, Arremessar, Rebater, quicar bola.•Desenvolvimento das qualidades físicas básicas (agilidade, velocidade, força,flexibilidade etc.).•Jogos desportivos (basquetebol, futebol, beisebol adaptado).Modalidades do Atletismo.•Salto em altura•Corrida de velocidade, Corrida de resistência e revezamento.•Percepção das modificações no seu corpo.•Aceleração dos batimentos cardíacos, respiração, fadiga etc.,marcação de tempos, comparação.

Unidade IV

Jogos recreativos e Adaptados.•Bolas, aros, bastões, cordas etc., com domínios parados,em deslocamentos, individuais, duplas, trios, pequenose grandes grupos, com objetivos comuns ou diversificados.•Situações de jogos (regras pré-estabelecidas e oficiais de cada modalidade).Continuação ao trabalho de percepção corporal.Atividade Física e Saúde.•Novas medidas a serem trabalhadas (percepção de crescimento)•Ligação aos alimentos que auxiliam no rendimento esportivo (lanche, almoço etc.)•Pesquisas sobre os assuntos: alimentação, atividade física e rendimento no esporte.•Desenvolvimento das qualidades físicas básicas (agilidade, velocidade, força, flexibilidade etc.).

Unidade IVESPORTE

JOGO LUTA

GINÁSTICA

Equilíbrio, Contusão, Imobilização, exclusão.Padrão de beleza - Saúde - Aspectos éticosJudô, Capoeira, Caratê, cabo-de-guerra, Braço-de-ferro.

CULTURA - CORPORALDanças e Brincadeiras CantadasMarcação de Ritmo - Executar e ou Criar CoreografiaConhecimento dos Diferentes Ritmos


EDUCAÇÃO FÍSICA

3ª SÉRIE e 4ª Série

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO FÍSICA

3ª SÉRIE e 4ª SÉRIE

Unidade I

Desenvolvimento da Atividade Física e Saúde.

Desenvolvimento das qualidades físicas básicas (agilidade, velocidade, força, flexibilidade etc.).•Jogos recreativos e adaptados.•Rolamentos para frente e para trás no plano. Observação aos detalhes técnicos.

Unidade II

Desenvolvimento do domínio de fundamentos relacionados a jogos.•Atividades individuais ou em grupos, com regras dos jogos desportivos.•Jogos recreativos e adaptados.Atividades de percepção de seu corpo (medidas).Atividade Física e Saúde.•Montagem de ficha com dados biométricos (peso e altura)•Utilização destes dados em atividades de classe e comparação no decorrer do ano.

Unidade III

HABILIDADES CORPORAIS

Desafios mais Complexos

Pular cordas, Saltar, Arremessar, Rebater, quicar bola.•Desenvolvimento das qualidades físicas básicas (agilidade, velocidade, força,flexibilidade etc.).•Jogos desportivos (basquetebol, futebol, beisebol adaptado).Modalidades do Atletismo.•Salto em altura•Corrida de velocidade, Corrida de resistência e revezamento.•Percepção das modificações no seu corpo.•Aceleração dos batimentos cardíacos, respiração, fadiga etc.,marcação de tempos, comparação.

Unidade IV

Jogos recreativos e Adaptados.•Bolas, aros, bastões, cordas etc., com domínios parados,em deslocamentos, individuais, duplas, trios, pequenose grandes grupos, com objetivos comuns ou diversificados.•Situações de jogos (regras pré-estabelecidas e oficiais de cada modalidade).Continuação ao trabalho de percepção corporal.Atividade Física e Saúde.•Novas medidas a serem trabalhadas (percepção de crescimento)•Ligação aos alimentos que auxiliam no rendimento esportivo (lanche, almoço etc.)•Pesquisas sobre os assuntos: alimentação, atividade física e rendimento no esporte.•Desenvolvimento das qualidades físicas básicas (agilidade, velocidade, força, flexibilidade etc.).

Unidade इव

ESPORTE

JOGO LUTA

GINÁSTICA

Equilíbrio, Contusão, Imobilização, exclusão.Padrão de beleza - Saúde - Aspectos éticosJudô, Capoeira, Caratê, cabo-de-guerra, Braço-de-ferro.

CULTURA

CORPORAL

Danças e Brincadeiras CantadasMarcação de Ritmo

Executar e ou Criar CoreografiaConhecimento dos Diferentes Ritmos

EDUCAÇÃO FÍSICA

2ª SÉRIE

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO FÍSICA

2ª SÉरी

Unidade I

Desenvolvimento do domínio dos fundamentos básicos (domínio viso-motor e espaço temporal) relacionados a jogos pré-desportivos•Jogos recreativos, adaptados e pré-desportivos.•Atividades individuais ou em grupos, com regras básicas dos jogos desportivos.Desenvolvimento da Atividade Física e Saúde(Percepção corporal - esquema - crescimento).•Relacionar movimento aos grupos musculares envolvidos (força de braços, de pernas, flexibilidade, etc.).•Montagem de uma ficha com medidas corporais.Utilização dos dados em futuras atividades de Educação Física(comparações de crescimento etc., e em classe).•Observação e reflexão quanto: (lanche, almoço e educação física, café da manhã etc.).Freqüência Cardíaca - Perda de água - Queima de Caloria

Unidade II

Atividades de percepção de seu corpo (medidas)।Atividade Física e Saúde.

Montagem de ficha com dados sobre a corrida de velocidade (tempos e medidas) e o salto em altura (medidas).•Utilização destes dados em atividades de classe e comparação no decorrer do ano.•Desenvolvimento das qualidades físicas básicas (agilidade, velocidade, força, flexibilidade etc.).•Corrida de velocidade (percepção das modificações no seu corpo - aceleração dos batimentos cardíacos, respiração, fadiga etc.), marcação de tempos, comparação e espaços.

Unidade III

Trabalho de domínio dos fundamentos desportivos.

Bolas, aros, bastões, cordas etc., com domínios parados, em deslocamentos, individuais, duplas, trios, pequenos e grandes grupos, com objetivos comuns ou diversificados.•Situações de jogos (regras pré-estabelecidas e oficiais de cada modalidade).Unidade IVESPORTE – JOGO LUTA - GINÁSTICA

Equilíbrio, Contusão, Imobilização, exclusão.Judô, Capoeira, Caratê, cabo-de-guerra, Braço-de-ferro.

CULTURA

CORPORALDanças e Brincadeiras Cantadas

EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª SÉRIE

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª SÉRIE

Unidade I

CONHECIMENTOS SOBRE O कार्पो

Atividades de percepção de seu corpo (medidas).Atividade Física e Saúde.

Atividades individuais ou em grupos, com regras simples e voltadas a jogos desportivos.•Atividades recreativas de exploração e escolha: das atividades e materiais.

Unidade II

Situação de Relaxamento

Situação
de Tensão

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

- 3ª Série e 4ª Série

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

3ª SÉRIE

Unidade I

Elementos Visuais e estruturais

Plano, espaço, cor, forma, textura, ponto, linha, fundo.

Produção Artística

Desenho livre

Desenho de observação- Recorte, colagem.- Composições com interferência

Composição usando elementos que a natureza já devolveu;bidimensional ou tridimensional.Unidade IIHistória da ArteApreciação Estética e CríticaHistória da Arte

Análise de imagens variadas, que servirão de instrumento para que os alunos enriqueçam suas composições;

Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral; Ismael Nery; Aldemir Martins.Apreciação Estética e Crítica- Reflexão e discussão sobre as composições pessoais e do artista

Construção de तेक्स्तोस

Jogos de apreciação

Análise comparativa de obras dos अर्तिस्तास

Unidade III

Apreciação Estética e Crítica

Análise comparativa, destacando as várias maneiras de composição figura /fundoProdução Artística- desenho livre

desenho de observação

pinturas em diferentes formatos de suportes

modelagem.

Unidade इव

Dança- Características corporais individuais- Seqüências de movimentos।- criação de pequenas coreografias.- Composição com interferência- Pesquisa das manifestações culturais e espetáculos em geral.

Unidade V

Música

Linguagem musical.

Criação de letra de canções, parlendas, raps, etc.

Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações.- Importância na sociedade e na vida dos indivíduos.Unidade VITeatro- Desenvolvimento nos jogos de atenção

Expressão corporal, plástica e sonora.

Criação de textos e encenação

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO फुन्दमेंतल

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

4ª SÉRIE

Unidade इ

Elementos Visuais e estruturais

Cor, planos, formas, linha, volume, espaço.História da Arte- Pablo Picasso, Giorgio Morandi.Apreciação Estética e Crítica- Análise comparativa das obras dos dois artistasProdução Artística- Desenho livre- Desenho de observação- Composição com interferência- Pintura monocromática (preto e branco)- Produção de texto a partir de roteiro- Composição usando elementos que a natureza já devolveu;bidimensional ou tridimensional.- Disco das cores- Maquetes e produção de um livro das cores.- Malhas e redes.

Unidade II

Dança

Características corporais individuais- Seqüências de movimentos.- criação de pequenas coreografias.- Composição com interferência- Pesquisa das manifestações culturais e espetáculos em geral.

Unidade III

Música

Linguagem musical.- Criação de letra de canções, parlendas, raps, etc.- Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações.- Importância na sociedade e na vida dos indivíduos.

Unidade IV

Teatro

Desenvolvimento nos jogos de atenção

Expressão corporal, plástica e sonora.

Criação de textos e encenaçãoDesenvolvimento da Atividade Física e Saúde.

Desenvolvimento das qualidades físicas básicas(agilidade, velocidade, força, flexibilidade etc.).•Identificar o movimento e a parte do corpo trabalhada, quanto ao grupo muscular (braços, pernas, abdome, etc.).Desenvolvimento das qualidades físicas básicas (agilidade, velocidade, força, flexibilidade etc.).•Rolamentos (cambalhotas para frente e para trás).•Corrida de velocidade (percepção das modificações no seu corpo - aceleração dos batimentos cardíacos, respiração, fadiga etc.).

Unidade III

Trabalho de domínio dos elementos, ligado a movimentos desportivos.•Bolas, aros, bastões, cordas etc., com domínios parados, em deslocamentos, individuais, duplas, trios, pequenos e grandes grupos, com objetivos comuns ou diversificados.•Situações de pequenos jogos (regras pré-estabelecidas ou criadas a partir do grupo).Continuação ao trabalho de percepção corporal. Atividade Física e Saúde.

•Ligação aos alimentos que auxiliam no rendimento esportivo (alimentação).Eliminação e Reposição de Nutrientes

Unidade इव

Jogos recreativos:

Jogos de Salão, Jogos de Tabuleiro.•Jogos de Rua, Brincadeiras.•Aplicação das regras acumuladas e detalhadas em cada modalidade e jogos vivenciados.Continuação ao trabalho de percepção corporal.

Atividade Física e Saúde.

Medidas a serem trabalhadas (percepção de crescimento).Atividades Rítmicas

E ExpressivasDanças e Brincadeiras Cantadas

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

3ª SÉRIE

Unidade I

Elementos Visuais e estruturais-Plano, espaço, cor, forma, textura, ponto, linha, fundo.- Produção Artística- Desenho livre- Desenho de observação- Recorte, colagem.- Composições com interferência- Composição usando elementos que a natureza já devolveu;bidimensional ou tridimensional.

Unidade ई

História da ArteApreciação Estética e CríticaHistória da Arte

Análise de imagens variadas, que servirão de instrumento para que os alunos enriqueçam suas composições;- Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral; Ismael Nery; Aldemir Martins.Apreciação Estética e Crítica- Reflexão e discussão sobre as composições pessoais e do artista- Construção de textos- Jogos de apreciação- Análise comparativa de obras dos अर्तिस्तास

Unidade III

Apreciação Estética e Crítica

Análise comparativa, destacando as várias maneiras de composição figura /fundoProdução Artística- desenho livre- desenho de observação- pinturas em diferentes formatos de suportes- modelagem.

Unidade IV

Dança- Características corporais individuais- Seqüências de movimentos.- criação de pequenas coreografias.- Composição com interferência- Pesquisa das manifestações culturais e espetáculos em geral.Unidade VMúsica- Linguagem musical.- Criação de letra de canções, parlendas, raps, etc.- Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações.- Importância na sociedade e na vida dos indivíduos.

Unidade VI

Teatro

Desenvolvimento nos jogos de atenção- Expressão corporal, plástica e sonora.- Criação de textos e encenaçãओ

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

4ª SÉRIE

Unidade I

Elementos Visuais e estruturais

Cor, planos, formas, linha, volume, espaço।História da Arte- Pablo Picasso, Giorgio Morandi.Apreciação Estética e Crítica- Análise comparativa das obras dos dois artistasProdução Artística- Desenho livre- Desenho de observação- Composição com interferência- Pintura monocromática (preto e branco)- Produção de texto a partir de roteiro- Composição usando elementos que a natureza já devolveu;bidimensional ou tridimensional.- Disco das cores- Maquetes e produção de um livro das cores.- Malhas e redes.

Unidade II

Dança

Características corporais individuais- Seqüências de movimentos।- criação de pequenas coreografias।- Composição com interferência- Pesquisa das manifestações culturais e espetáculos em geral।Unidade III

Música

Linguagem musical।- Criação de letra de canções, parlendas, raps, etc.- Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações.- Importância na sociedade e na vida dos indivíduos.

Unidade इव

Teatro

Desenvolvimento nos jogos de atenção- Expressão कारपोरल

plástica e sonora।- Criação de textos e encenação

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1ª Série e 2ª Séऋ

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1ª SÉRIE

Unidade I

Criando colagens (RECORTES)

Unidade Didática ई

•Brinquedos पोपुलारेस

Unidade ईई

Experimentação, utilização e pesquisa de materiais;e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argilas).

Unidade IV

Formas geométricas na Arte

Unidade V

Dança

Características corporais individuais

Seqüências de movimentos।- Criação de pequenas coreografias।Unidadeवि

Música- Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações.

Unidade VII

Teatro

Desenvolvimento nos jogos de atenção-

Expressão corporal, plástica e sonओ

ra.

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO फुन्दमेंतल

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

2ª SÉरी

Unidade इ

Experimentação, utilização e pesquisa de materiais; técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argilas)।

Unidade ई

Arte Popular

Unidade III

Análise de imagens variadas, que servirão de instrumento para que os alunos enriqueçam suas composições;•Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral; Ismael Nery; Aldemir Martins.•Vida e obra do Artista

Unidade IV

Formas geométricas na Arte

Unidade V

Dança

Características corporais individuais- Seqüências de movimentos.- criação de pequenas coreografias.- Composição com interferência- Pesquisa das manifestações culturais e espetáculos em geral.

Unidade VI

Música

Linguagem musical।- Criação de letra de canções, parlendas, raps, etc.- Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações.- Importância na sociedade e na vida dos indivíduos.

Unidade VII

Teatro

Desenvolvimento nos jogos de atenção- Expressão corporal, plástica e sonora।

Criação de textos e encenação

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1ª Série e 2ª Série

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

1ª SÉRIE

Unidade I•

Criando colagens (RECORTES)

Unidade Didática II

Brinquedos populares

Unidade III

Experimentação, utilização e pesquisa de materiais;e técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argilas).

Unidade IV

Formas geométricas na Arte

Unidade V

Dançअ

Características corporais individuais- Seqüências de movimentos.- Criação de pequenas coreografias.

Unidade VI

Música

Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações.

Unidade VII

Teatro

Desenvolvimento nos jogos de atenção- Expressão corporal, plástica e sonora.

PLANO ESCOLAR

PLANO DE CURSO

ENSINO FUNDAMENTAL

DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

2ª SÉरी

Unidade I

Experimentação, utilização e pesquisa de materiais; técnicas artísticas (pincéis, lápis, giz de cera, papéis, tintas, argilas).

Unidade II

Arte Popular

Unidade III

Análise de imagens variadas, que servirão de instrumento para que os alunos enriqueçam suas composições;•Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral; Ismael Nery; Aldemir Martins.•Vida e obra do Artista

Unidade IV

Formas geométricas na Arte

Unidade व्

Dança

Características corporais individuais- Seqüências de movimentos.- criação de pequenas coreografias.- Composição com interferência- Pesquisa das manifestações culturais e espetáculos em geral.

Unidade VI

Música

Linguagem musical.- Criação de letra de canções, parlendas, raps, etc.- Brincadeiras, jogos, danças, atividades diversas de movimento e suas articulações.- Importância na sociedade e na vida dos indivíduos.

Unidade VII

Teatro

Desenvolvimento nos jogos de atenção- Expressão corporal, plástica e sonora.- Criação de textos e encenação.

15/02/2009 23:58 CACILDA