sábado, 21 de fevereiro de 2009


O mundo da Geografia


A Geografia é essencialmente uma história da natureza. Para conhecê-la e aprender a interpretá-la, os PCN sugerem o estudo das paisagens e das relações que se estabelecem entre estas e as sociedades humanas.


O que os PCN propõem para o ensino desta disciplina?


O objetivo do ensino de Geografia, segundo os Parâmetros, é explicar como a sociedade se apropria da natureza. A paisagem não é estática. Ao contrário, está em constante transformação e é esse caráter de mutação e inter-relação com o ser humano que deve ser enfatizado. A Geografia é essencialmente uma história da natureza. Assim, os PCN pretendem que o aluno aprenda a observar, descrever, registrar, explicar, comparar e representar as características do lugar onde vive, de outras paisagens e de diferentes espaços geográficos – isto é, a ação do ser humano sobre a natureza.

Quais são os blocos temáticos que devem ser trabalhados de 1ª a 4ª série?

Há dois grandes blocos que se subdividem em temas. O primeiro bloco é o estudo da paisagem local que engloba temas como: tudo é natureza; conservação do ambiente; transformação do ambiente. O segundo grande bloco trata especificamente das relações entre as paisagens urbanas e rurais e está dividido em: o papel da tecnologia na construção de paisagens urbanas e rurais; informação; comunicação e interação; distâncias e velocidades nos mundos urbano e rural; os modos de vida urbano e rural.

Em Geografia, o que significa partir do conhecimento prévio do aluno?

O professor deve saber quais são as idéias que as crianças têm sobre o lugar em que vivem e sobre outros lugares, e sobre a relação entre eles. O professor precisa investigar esses conhecimentos com antecedência para trabalhar o significado deles para as crianças, que assim podem ampliar os conceitos que trazem consigo, construindo novos conhecimentos.

Quais são os procedimentos próprios da Geografia?

Observar, descrever, representar e construir explicações são procedimentos que as crianças podem desenvolver desde o início do Ensino Fundamental, ainda que necessitem do auxílio do professor. Por exemplo: é o professor que vai mostrar às crianças que observar não é apenas olhar, mas olhar em busca de respostas. Descrever não é fazer uma lista do que foi observado, mas relacioná-lo, tentando responder a uma hipótese.

Que instrumentos as crianças recém-chegadas à escola terão para atingir esses fins?

As crianças vão ser treinadas na leitura de textos e imagens e na observação de paisagens, para buscar as informações necessárias à ampliação de seu conhecimento. No caso da leitura de textos, se as crianças ainda não foram alfabetizadas, o professor pode ajudá-las nesse procedimento, lendo para a classe. A criança deve ser estimulada a registrar por escrito o que observou ou aprendeu. Afinal, o exercício da escrita não deve restringir-se à aula de Língua Portuguesa. A discussão e o compartilhamento de conhecimentos devem ser estimulados. Ao professor cabe incentivar essas atividades. O estudo do meio, a representação dos lugares e o trabalho com imagens são recursos didáticos importantes nessa fase do aprendizado.

Como a Geografia trabalha em conjunto com outras áreas?

É importante que a Geografia dialogue com a História, procurando a historicidade indispensável para a construção da interpretação de uma paisagem. Também há conceitos de Ciências Naturais que têm relação com os de Geografia. Por exemplo: o funcionamento da natureza e suas influências na vida humana. Um mesmo tema pode ser abordado de diferentes pontos de vista.

Como os alunos são introduzidos na linguagem cartográfica?

O primeiro passo pode ser o desenho, que também trabalha com a imagem. O desenho pode familiarizar os alunos com noções de distância, proporção e direção, que serão usadas na leitura de mapas. Outro ponto importante é verificar quais são os referenciais já utilizados pelas crianças para se localizar e orientar no espaço. A partir daí, o educador pode criar situações nas quais os alunos esquematizem e ampliem suas idéias de distância e orientação. A etapa seguinte é colocar as crianças em contato com mapas simples, sempre em situações carregadas de significado para os alunos. Os alunos devem ter acesso a diferentes tipos de mapa, atlas, globo, planta e maquete.

O que é a leitura de paisagem?

É o conhecimento de seus elementos sociais, culturais e naturais e a interação entre eles. A idéia é ajudar as crianças a perceber que essa paisagem não está parada, mas em constante processo de transformação. Um mesmo lugar está relacionado a vários espaços e tempos. Essa leitura pode se dar de forma direta, com a observação da própria paisagem, ou indireta, por meio de fotografias, vídeos, literatura e relatos.

Qual o conteúdo atitudinal da Geografia no ensino fundamental?

Desenvolver atitudes responsáveis com o meio ambiente, evitando o desperdício e valorizando os cuidados para a preservação da natureza é um exemplo. Compreender as diferenças – e respeitá-las – que se estabelecem a partir de paisagens também diversas, como o campo e a cidade, é outra postura importante de ser desenvolvida durante o ensino fundamental.

Quais devem ser os critérios de avaliação?

Ao final da 4a série, o aluno deve ter desenvolvido uma série da habilidades, como leitura, interpretação e representação do espaço por meio de mapas; reconhecimento da paisagem local e comparação dela com outras paisagens. Também deve ser capaz de perceber as diferenças entre campo e cidade, o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na transformação das paisagens e na estruturação da vida em sociedade.