domingo, 1 de março de 2009




ARTES

As inovações das Artes


Em Artes, os PCN propõem que os professores orientem as crianças para desenvolver a observação, a imaginação e a sensibilidade. Desenvolvimento que se dá por meio de quatro linguagens artísticas: artes visuais, música, dança e teatro.


O que os PCN propõem para o ensino de Artes de 1ª a 4ª série?


Um dos pontos inovadores dos PCN é o rompimento da dicotomia entre arte e ciência, entre pensar e agir, entre sentimento e pensamento. O ensino de Artes visa desenvolver na criança e a sensibilidade, essenciais também para a aprendizagem das demais disciplinas. Esse desenvolvimento se dá por meio de quatro linguagens artísticas – música, dança, teatro e artes visuais. A maneira de trabalhar os conteúdos também é inovadora. Até aqui, a maioria das escola que inclui a dança em sua programação, o faz por meio de coreografias sem nenhuma espontaneidade ou criatividade. Também são comuns as aulas de balé em algumas escolas particulares, num movimento oposto ao que acontece nas ruas do Brasil, onde a dança explode naturalmente como um elemento fundamental da nossa identidade cultural. Outras mudanças são a substituição de artes plásticas por artes visuais e a a inclusão do teatro, que até então se resumia praticamente às famosas montagens de "pecinhas" de final de ano.

Qual a maior dificuldade no ensino de Artes de 1ª a 4ª série?


É a formação do professor, que na maioria das vezes é polivalente, isto é, tem de dar conta de Artes, Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física, sem falar nos temas transversais. Assim, é comum que o professor não tenha muita experiência em arte, nem reflexão sobre as quatro linguagens em que ela se desdobra no ensino. Daí a necessidade de um programa para a formação contínua desses professores. Nesse sentido, os professores de 5ª a 8ª série, que têm formação específica, podem ajudar a superar as lacunas. De qualquer forma, é importante que a escola tenha um projeto educativo que dê subsídios para que o professor possa se lançar nesse desafio. Outra questão é a dificuldade de dar aula em 50 minutos semanais. Deveriam ser, no mínimo, duas aulas por semana.


Por que Artes Visuais e não Artes Plásticas?


Artes plásticas são a pintura, a escultura, o desenho, a gravura, o artefato. Artes visuais é um conceito mais amplo, que inclui novas modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas modernas, como fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação e performance. A função comunicativa da arte adquire uma importância muito maior de acordo com a proposta de artes visuais. Essa nova forma de encarar a arte também acentua o seu caráter histórico, como um processo construído pelo ser humano e portanto, em contínua transformação.
Qual é o objetivo do ensino de dança?
A criança não pára de se movimentar. Correr e pular são atividades mais do que naturais para as crianças que estão conhecendo o próprio corpo, um elemento fundamental na construção da autonomia. Até os 10 anos, a criança possui um vocabulário gestual fluente e expressivo, isto é, ela se movimenta com liberdade e criatividade. O objetivo da dança é fazê-la entender o funcionamento de seu próprio corpo para que possa usá-lo expressivamente com inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
Qual é a função do teatro?


No Ensino Fundamental, o teatro proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança, unindo ação e emoção, reflexão e expressão. Além disso, trata-se de uma arte construída coletivamente – mesmo que se trate de um monólogo. A existência de diversos profissionais, como o cenógrafo, o figurinista, o sonoplasta e o iluminador faz do teatro uma arte que possibilita uma troca de experiências coletivas e muito enriquecedoras.

Qual é a saída diante da falta de formação artística da maioria dos professores?


De acordo com os Parâmetros, arte não é só criação. É também saber apreciá-la e refletir sobre seus significados. Esta pode ser uma alternativa para quem não tem uma habilidade especial para as várias linguagens artísticas. Outra alternativa são os professores/artistas convidados. Se o professor não sabe tocar um instrumento musical ou é desafinado, nem por isso está impedido de dar aula de música. Ele pode ensinar seus alunos a apreciarem a linguagem musical, a ouvir, explorando as diferenças entre o som e o silêncio, a sonoridade grave e a aguda, por exemplo. O professor pode não ser um Beethoven ou um Michelangelo, mas deve ter a capacidade de se expressar. É importante que ele tenha isso em mente para não exigir que seus alunos produzam obras-primas. Sua função é a de ajudá-los a desenvolver a capacidade de se comunicar, de expressar seus sentimentos e suas idéias por meio das linguagens artísticas à sua disposição. Também é importante não comparar  cada um se expressa na medida das suas possibilidades, com mais facilidade em uma área do que em outras.

Se o professor tiver formação em uma linguagem específica, ele está apto a ensinar as outras três?


É claro que é praticamente impossível trabalhar as quarto linguagens ao mesmo tempo. A sugestão é dividir segundo os ciclos de dois anos – duas linguagens por ciclo. Pode-se escolher duas linguagens durante um ano e repeti-las no ano seguinte ou trabalhau sobre apenas uma linguagem ao longo do ano inteiro. Isso fica a critério da escola, de acordo com o seu projeto educativo. Em geral, as crianças do primeiro ciclo gostam de cantar, brincar e fazer atividades plásticas. Isso pode servir como guia para a montagem do currículo. O que não se pode fazer é passar os quatro anos dos dois ciclos com apenas uma linguagem artística.


Como se utiliza o conhecimento prévio em relação às Artes?


Os PCN estimulam o professor a trabalhar com as manifestações artísticas típicas da região em que vive. Esse é um bom ponto de partida inclusive para a escolha de conteúdos. Outro dado importante atualmente é aproveitar a interligação entre arte e meios de comunicação de massa. A arte pode ser usada para contar a história da cultura e da própria vida das populações.
Qual é o tratamento para os temas transversais nas Artes?
Eles vêm à tona naturalmente. O respeito ao trabalho alheio é um ponto fundamental da educação pela arte e resgata uma questão ética básica em nossos dias. A discussão sobre o meio ambiente também emerge facilmente pela percepção de diferentes sonoridades, como o som da natureza, o som da cidade, a poluição sonora. A reciclagem de papel é um jeito sensível e divertido de ilustrar uma discussão interessante sobre a preservação ambiental. Quanto mais papel for reciclado, menos ávores serão derrubadas. O reconhecimento e a valorização das expressões artísticas dos mais diversos povos é uma forma de apresentar a questão da pluralidade cultural.

O que muda nos critérios de avaliação?
A avaliação pode ser feita por meio de imagens, dramatizações ou composições musicais, ou ainda pela exploração de pequenos textos ou falas em que as crianças abordem os conteúdos estudados. O professor deve estar atento para que a resposta seja pessoal e coerente com o que foi estudado e com as as possibilidades de o aluno aprender. Para tanto, é importante que ele conheça a articulação dos saberes da criança e seus modos de representação dos conteúdos.