domingo, 15 de fevereiro de 2009

MUDANÇAS EDUCACIONAIS

Mudanças Educacionais

Professor ideal X Professor real

PROFESSOR ENQUANTO EDUCADOR

PERCEBE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FAMILIAR E ENSINO

O professor está consciente de que faz parte de uma tradição de trabalho em que a educação, no contexto da família, e o ensino estão inter-relacionados em diferentes aspectos. Compreende a natureza dessas relações e o contexto sociocultural que lhes deu origem. Esse contexto abrange também uma filosofia ou uma visão de mundo. Baseando-se nisso, é capaz de identificar a sua própria posição e de traduzi-la no seu trabalho cotidiano.

Espera-se do professor que:

· conheça os mais importantes movimentos na história da educação e na atualidade do ensino, bem como o modo pelo qual a educação e o ensino estão ligados entre si no contexto dessas correntes;

· compreenda como o seu trabalho cotidiano está ligado aos acontecimentos na sociedade, no que diz respeito a perspectivas culturais e filosóficas;

· possua um conceito de trabalho indicando como concretizar de modo coerente a educação e o ensino em suas ações cotidianas.

ASSUME RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA PELO QUE FAZ

Cada vez mais, o professor é chamado a justificar e a prestar contas sobre sua tarefa pedagógica. Exige-se que a educação aprofunde sua relação com temas atuais e com problemas. Isso envolve problemas e dilemas no domínio dos valores e normas. O professor deve manifestar seu ponto de vista sobre esses temas, com base numa visão de mundo específica.

Espera-se do professor que:

· extraia dos acontecimentos e fenômenos sociais temas atuais no domínio de valores e normas, inserindo-os em seus programas didáticos;

· defina em equipe e consultando os envolvidos como lidar com os pais, propiciando uma direção pedagógica clara e personificada;

· indique quais os limites da sua responsabilidade e onde começa ou continua a responsabilidade dos outros;

· esclareça e proteja o seu direito a uma identidade própria como membro ativo da sociedade.

CRIA UMA ATMOSFERA PEDAGÓGICA POSITIVA

A atitude e a habilidade do professor desempenham um papel importante na criação de uma atmosfera pedagógica onde todos os alunos possam sentir-se seguros e apreciados. A atmosfera favorável da sala de aula reflete atitudes positivas do professor, como mostrar-se aberto às necessidades dos alunos, possuir curiosidade intelectual, manifestar interesse e respeito pelos alunos.

O professor deve possuir também a habilidade de construir um bom convívio social entre alunos de diferentes origens socioculturais e monitorar as regras inerentes a essa tarefa.

Espera-se do professor que:

· seja capaz de levar em conta as necessidades e os desejos dos alunos;

· saiba criar uma relação de confiança com os alunos;

· mostre que tem expectativas positivas quanto ao comportamento dos alunos;

· esteja consciente das causas e conseqüências de preconceitos e estereótipos ligados a determinados papéis sociais;

· compreenda os processos de dinâmica de grupo;

· estimule o bom convívio entre os alunos;

· seja claro ao estabelecer regras e as formule com declarações positivas;

· saiba lidar com as relações interétnicas no grupo.

COMPREENDE AS DIFERENÇAS SOCIOCULTURAIS

O professor compreende as diferenças socioculturais entre alunos, levando-as em conta e utilizando-as de forma positiva; evita que se instaure uma atmosfera que leve ao isolamento ou segregação de certos grupos; estimula a solidariedade e a cooperação, com base em objetivos comuns e aptidões compartilhadas.

Espera-se do professor que:

· esteja consciente da posição social desfavorecida de indivíduos e grupos que fazem parte da vida cotidiana dos alunos, na cidade e no bairro;

· compreenda que papéis estereotipados ligados ao gênero podem prejudicar o desenvolvimento dos alunos;

· preocupe-se com a desvantagem na escola causada por origem e posição sociais desfavorecidas;

· estimule os alunos a compreender e a respeitar as diferenças que existem entre eles, reforçando essa compreensão e respeito;

· tome medidas para combater a discriminação na classe, na escola e, se possível, fora dela;

· dê ao ensino um caráter intercultural, utilizando, por exemplo, materiais e estratégias que contemplem a vida de outras culturas e grupos étnicos.

IDENTIFICA NECESSIDADES DE CUIDADOS SOCIOPEDAGÓGICOS ESPECIAIS

O professor está descobrindo que as diferenças culturais, materiais e ambientais entre os alunos manifestam-se cada vez mais claramente na escola. Espera-se que ele antecipe da melhor maneira possível as conseqüências disso, que identifique abordagens pedagógicas que têm chance de não funcionar com alguns alunos e saiba como e quando apelar para instâncias de acompanhamento e apoio complementar.

Espera-se do professor que:

· conheça em linhas gerais as diferenças do passado dos alunos no seu grupo;

· tenha alguns conhecimentos sobre as causas, manifestações e conseqüências de problemas sociopedagógicos, tais como maus-tratos, negligência e incesto, bem como sinais que indicam semelhantes problemas para alguns alunos;

· tenha algum conhecimento sobre a organização e o funcionamento das instâncias de apoio destinados à juventude.

ESTIMULA O TRABALHO INDEPENDENTE

O professor oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar de forma independente, executando tarefas sem a sua supervisão direta. O trabalho independente tem como objetivo apoiar os alunos a assumir a responsabilidade pelo planejamento das suas próprias atividades. Para que os alunos possam se beneficiar ao máximo, é necessário desenvolver sistematicamente essa estratégia, que pode ser utilizada desde as séries iniciais.

Espera-se do professor que:

· reconheça que existem diferentes níveis de independência;

· ensine os alunos a trabalhar independentemente;

· enfatize as aptidões relativas à aquisição independente de conhecimentos; à independência na coleta, no processamento e na apresentação de informações, bem como as aptidões relativas ao comportamento social e às interações;

· ofereça aos alunos procedimentos e regras que os orientem, descrevendo o que se espera deles, como devem continuar o trabalho e como devem usar o tempo de forma responsável;

· estimule a cooperação entre os alunos e o trabalho em equipe;

· monitore o trabalho independente, registre os progressos e verifique se os trabalhos planejados foram realizados.

INCENTIVA A COOPERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS

O professor supervisiona os alunos na aquisição das habilidades sociais de que necessitam agora e no futuro, para interagir na comunidade onde vivem, trabalham e passam seu tempo livre. Uma aptidão social importante é saber cooperar com diferentes pessoas. Essa habilidade não se desenvolve automaticamente.

O professor enfatiza o ensino e a aplicação de estratégias de cooperação entre os alunos. O ponto de partida é reconhecer que os estudantes aprendem não apenas com o professor, mas também uns com os outros.

Espera-se do professor que:

· considere importante que os alunos aprendam uns com os outros;

· crie situações que provoquem e estimulem a cooperação, proporcionando experiências que envolvam interação direta, dependência mútua e responsabilidade individual;

· organize o processo de aprendizagem no grupo, de modo que a cooperação entre os alunos se realize sem perda de tempo e sem perturbações;

· enfatize a aprendizagem e o exercício das aptidões indispensáveis à cooperação, como a habilidade de escutar, falar e ajudar-se mutuamente;

· observe e supervisione os alunos que cooperam entre si e avalie com eles o processo de cooperação.

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