Mudanças Educacionais
Professor ideal X Professor real
PROFESSOR ENQUANTO EDUCADOR O professor está consciente de que faz parte de uma tradição de trabalho em que a educação, no contexto da família, e o ensino estão inter-relacionados em diferentes aspectos. Compreende a natureza dessas relações e o contexto sociocultural que lhes deu origem. Esse contexto abrange também uma filosofia ou uma visão de mundo. Baseando-se nisso, é capaz de identificar a sua própria posição e de traduzi-la no seu trabalho cotidiano. Espera-se do professor que: · compreenda como o seu trabalho cotidiano está ligado aos acontecimentos na sociedade, no que diz respeito a perspectivas culturais e filosóficas; · possua um conceito de trabalho indicando como concretizar de modo coerente a educação e o ensino em suas ações cotidianas. ASSUME RESPONSABILIDADE PEDAGÓGICA PELO QUE FAZ Cada vez mais, o professor é chamado a justificar e a prestar contas sobre sua tarefa pedagógica. Exige-se que a educação aprofunde sua relação com temas atuais e com problemas. Isso envolve problemas e dilemas no domínio dos valores e normas. O professor deve manifestar seu ponto de vista sobre esses temas, com base numa visão de mundo específica. Espera-se do professor que: · extraia dos acontecimentos e fenômenos sociais temas atuais no domínio de valores e normas, inserindo-os em seus programas didáticos; · defina em equipe e consultando os envolvidos como lidar com os pais, propiciando uma direção pedagógica clara e personificada; · indique quais os limites da sua responsabilidade e onde começa ou continua a responsabilidade dos outros; · esclareça e proteja o seu direito a uma identidade própria como membro ativo da sociedade. CRIA UMA ATMOSFERA PEDAGÓGICA POSITIVAEspera-se do professor que: · seja capaz de levar em conta as necessidades e os desejos dos alunos; · saiba criar uma relação de confiança com os alunos; · mostre que tem expectativas positivas quanto ao comportamento dos alunos; · esteja consciente das causas e conseqüências de preconceitos e estereótipos ligados a determinados papéis sociais; · compreenda os processos de dinâmica de grupo; · estimule o bom convívio entre os alunos; · seja claro ao estabelecer regras e as formule com declarações positivas; · saiba lidar com as relações interétnicas no grupo. COMPREENDE AS DIFERENÇAS SOCIOCULTURAIS Espera-se do professor que: · esteja consciente da posição social desfavorecida de indivíduos e grupos que fazem parte da vida cotidiana dos alunos, na cidade e no bairro; · compreenda que papéis estereotipados ligados ao gênero podem prejudicar o desenvolvimento dos alunos; · preocupe-se com a desvantagem na escola causada por origem e posição sociais desfavorecidas; · estimule os alunos a compreender e a respeitar as diferenças que existem entre eles, reforçando essa compreensão e respeito; · tome medidas para combater a discriminação na classe, na escola e, se possível, fora dela; · dê ao ensino um caráter intercultural, utilizando, por exemplo, materiais e estratégias que contemplem a vida de outras culturas e grupos étnicos. IDENTIFICA NECESSIDADES DE CUIDADOS SOCIOPEDAGÓGICOS ESPECIAIS · conheça em linhas gerais as diferenças do passado dos alunos no seu grupo; · tenha alguns conhecimentos sobre as causas, manifestações e conseqüências de problemas sociopedagógicos, tais como maus-tratos, negligência e incesto, bem como sinais que indicam semelhantes problemas para alguns alunos; · tenha algum conhecimento sobre a organização e o funcionamento das instâncias de apoio destinados à juventude. ESTIMULA O TRABALHO INDEPENDENTE · reconheça que existem diferentes níveis de independência; · ensine os alunos a trabalhar independentemente; · enfatize as aptidões relativas à aquisição independente de conhecimentos; à independência na coleta, no processamento e na apresentação de informações, bem como as aptidões relativas ao comportamento social e às interações; · ofereça aos alunos procedimentos e regras que os orientem, descrevendo o que se espera deles, como devem continuar o trabalho e como devem usar o tempo de forma responsável; · estimule a cooperação entre os alunos e o trabalho em equipe; · monitore o trabalho independente, registre os progressos e verifique se os trabalhos planejados foram realizados. INCENTIVA A COOPERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS O professor enfatiza o ensino e a aplicação de estratégias de cooperação entre os alunos. O ponto de partida é reconhecer que os estudantes aprendem não apenas com o professor, mas também uns com os outros. Espera-se do professor que: · considere importante que os alunos aprendam uns com os outros; · crie situações que provoquem e estimulem a cooperação, proporcionando experiências que envolvam interação direta, dependência mútua e responsabilidade individual; · organize o processo de aprendizagem no grupo, de modo que a cooperação entre os alunos se realize sem perda de tempo e sem perturbações; · enfatize a aprendizagem e o exercício das aptidões indispensáveis à cooperação, como a habilidade de escutar, falar e ajudar-se mutuamente; · observe e supervisione os alunos que cooperam entre si e avalie com eles o processo de cooperação. |
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